Seguidores

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Prometheus - Quem São Os Engenheiros do Filme?


Prometheus - Quem São Os Engenheiros do Filme?



Este é outro texto tentando descobrir o que Prometheus não contou, sobre quem eram os engenheiros de fato! Então seriam eles? Os reais criadores dos povo da Terra? Ou para dizemos melhor, porque não os próprio Anunnaki envoltos em mistério.












Assim como a grande maioria das pessoas que viram Prometheus, eu fiquei pensando nisso desde vi o filme. Reuni algumas informações interessantes e que no final levantam outras teorias sobre essa inigmática raça (e me renderam uma dorzinha de cabeça de tanto pensar no assunto.. hehehe)








WTF Engenheiros:






Os Engenheiros (Engineer), estão entre as formas de vida mais antigas do universo, mas isso não é claro em nenhum momento ou historia em que eles apareçam.








Possuem tecnologia muito avançada e são especialistas em engenharia genética (como visto em Prometheus), o DNA dessa raça é o “barro” primordial que gerou a raça humana (e provavelmente toda a vida na terra).






Mas apesar de toda a tecnologia que eles possuem podemos notar que eles seguem alguns procedimentos ritualísticos (Como no inicio do filme), os murais e estatuas quase tribais, o que denota uma sociedade com uma estrutura social muito rica e complexa.






Biologia e Aparência:






Como visto no filme Prometheus , os Engenheiros são extremamente pálidas,não possuem pelos no corpo e tem forma humanoide , suas veias são visíveis sob a pele e possuem olhos completamente negros.






Possuem uma grande estatura e força sobre humana, mas não se sabe se é devido a sua natureza alienígena ou ao exoesqueleto bio mecânico que vestem.






Aliens Space Jockeys - X Promotheus (Engineer)












No 1º filme dos Aliens, A tripulação da nave espacial Nostromo, intercepta um sinal de SOS e vai ate o planeta Acheron (LV-426) onde encontram um corpo alienígena mumificado:
















A essa criatura foi dada o nome de Space Jockeys (Também chamados de Pilotos, Ossians ou Mala’kak), a forma da criatura se assemelhava a um elefante humanoide gigante, em seu peito se estendia uma “tromba” que se ligava ai peito largo que provavelmente deveria ser o aparelho respiratório da criatura. A cabeça parecia ter duas mandíbulas (ou ‘presas alienígenas’) dos lados da boca.






Nos quadrinhos a forma que eles foram descritos tambem baseadas na forma mostrada no 1º Alien:






















Na historia em quadrinhos Alan Dean Foster, se afirma que a raça Espaçe Jockey encontrou os ovos Aliens em LV-426, e não houve nenhuma evidência mostrado na série cinematográfica que prova que a raça deles teriam criados os Xenomorphs.






Visto que até então acreditavas se que a criatura encontrada no 1º Alien seria a mesma mostrada em Prometheus, não é de estranhar todo a controvérsia gerada com o filme quando mostraram o Engenheiro com uma forma fisica um tanto quando diferente do esperado.








Mas por que Ridley optaria por realizar tamanha mudança no aspecto nos alienígenas? Talvez no final deste post tenhamos uma resposta.






Relação com os Xenomorphs e a raça humana






Pouco se sabe sobre isso, a principal teoria de sua conexão com os Xenomorphs (Os Aliens), foi mencionado brevemente por Ridley Scott em um comentário do diretor do DVD Alien.






Ele diz que a nave onde o Jockey foi encontrado era um “bombardeiro” (fato confirmado em Prometheus) e que eles usavam armas biogênicas para travar uma guerra antiga contra um inimigo (Desconhecido). Ovos alienígenas seriam lançados como “bombas” em um planeta inimigo e, em






Já em Prometheus, foi mostrado que um Engenheiro exilado (ou não) foi o responsável pela criação da raça humana (E possivelmente da vida na terra).










Sacrifico ou Suicídio?



Quando o Engenheiro bebeu um liquido negro, começou a se deteriorar, caindo na água ele tem o corpo desfeito mas o seu DNA não, sofrendo uma mutação que gerou o DNA que deu a raça humana, o que torna humanidade e filha dos Engenheiros.






As razões para que Engenheiro solitário em Prometheus ser hostil aos humanos, ainda é desconhecida, apenas se sabe que a nave onde o Engenheiro estava em sono criogênico tinha rota marcada para a Terra, e visto que a nave estaca cheia de cargas com recipientes (que por sinal também continham um liquido negro), presumiu-se que ele iria atacar a terra.






Tecnologia






Os Engenheiros são claramente uma superpotência tecnológica, detentores de uma complexa tecnologia de navegação espacial.






Tambem possuem grandes conhecimento de bio engenharia e genética, o que indica que os Engenheiros são os criadores da raça de Xenomorphs por causa das semelhanças de concepção entre a nave e os Xenomorphs biomecânicos.










Engenheiro com sua vestimenta espacial.



Prometheus - O que os Engenheiros estavam tramando.






Como visto no filme: Em dado momento os Engenheiros fugiam de algo (Não mostrado), que resultou na morte de muitos de sua raça na instalação cientifica encontrada no planeta LV-223.


Mas o motivo da morte de inúmeros Engenheiros não possui uma resposta 100% conclusiva, apenas “sugestões” do que pode ter ocorrido, mas se levarmos em conta os indícios mostrados, eles teriam sido mortos por Xenomorphs.






Teorias






Depois desse apanhado de informação, vamos pensar em algumas coisas:






*Fato: Foi observado pela tripulação do Prometeu que os Engenheiros do LV-223 haviam sidos mortos há cerca de 2000 anos.






Isto levou a algumas pessoas a especular que até cerca de 2000 anos atrás Engenheiros estavam em paz com seres humanos, esse argumento possui como base os desenhos primitivos encontrados em cavernas antigas. Esses desenhos mostram criaturas humanoides gigantes andando com os seres humanos e sendo convidativos para encontrá-los nas estrelas, o que mostra que eles já vieram á terra em outras ocasiões;






Outro grupo de fã foi mais longe e sugerem que Jesus Cristo era um Engenheiro (Muitos acham que os Engenheiros seriam os Anjos da religião cristã) e sua morte nas mãos do homem que foi o ponto de revolta deles contra a humanidade.






*Fato: O cadaver encontrado no Alien 1 não é parecido com os Engenheiros






Outro ideia é que os Space Jockeys e os Engenheiros não sejam da mesma raça, o que explicaria a divergência de forma e que eles estariam em guerra (O que explica o que se falava dos SJ e o fato dos Engenheiros estarem aparentemente se preparando para uma guerra). A raça de Xenomorph seria a arma biológica dessa guerra.






Essa ultima teoria levanta algumas hipóteses interessantes sobre tudo:
- Quem matou os Engenheiros em LV-223 na verdade foram os Space Jockeys em retaliação a guerra biologica que iria acontecer (Ou aconteceu). O Engenheiro que estava em sono criogênico foi salvo ou por sorte ou já tinham planejado tudo;
- O Engenheiro estava com a rota para a Terra, não para eliminar a vida na terra, e sim para se esconder. isso tornaria a terra uma base militar e nos (a humanidade) em encubadores para os Xenomorph ou ate mesmo aliados nesta guerra;
- Os Xenomorph possuem a forma dos demonios da mitologia dos Enegenheiros, por isso tem uma imagem dele no mural dentro da sala da Cabeça, ou ate mesmo que os Xenomorphs possuem a face da morte para os Engenheiros, levando em conta que no filme eles acreditam que a sala era na verdade uma tumba, ate que isso não soa tão estranho.Pois imagina criar uma arma biologica e por a cara da Morte nela..e pensando bem:






A fade da Morte em comparação a face de um Xenomorph
Alien.



E não é que ate que são parecidos.












E não é a 1º vez que a relação alien e mitologia se cruzam. HR Giger já havia feito esse “link” em um obra sua:












Aqui vemos o ciclo real do Xenomorph, e ainda por cima vemos uma criatura sinistra, provavelmente do sexo feminino, assemelhando-se a deusa egípcia da noite, Nut.






“Até a sequência que dará continuidade ao primeiro filme, o lançamento do segundo provavelmente acontecerá entre '2014 ou 2015'... Por enquanto, ficamos tentando (cruzar os pontos neste caminho para dissolvermos o primeiro desta série, e então obtermos as respostas necessárias!). O primeiro lançamento continuará sendo alvo de muitas dúvidas que apenas é últil, quando quer nos confundir mais e mais, nesta jornada viciosa por respostas”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Para ser um bom filme de ficção cientifica, este também tem que parecer verosímil e ter uma narrativa histórica sequencial correta. Caso contrário, será apenas considerado um filme de entretenimento vulgar. O que não acontece com um filme antigo, um marco incontornável dos filmes científicos, "2001 ODISSEIA NO ESPAÇO".

Não deixe de ler

Veja também